THIERRY GUETTA - ARTE OBSERVADA POR MILENNA SARAIVA
outubro 2022

voltar

Thierry Guetta, nome real de Mr. Brainwash, nasceu em Garges-lès-Gonesse, na França em 1966 e atualmente reside e trabalha em Los Angeles.

De acordo com o filme “Exit Through the Gift Shop”, dirigido pelo famoso street artist Banksy, antes de ser artista Mr. Brainwash era dono de uma loja de roupas usadas e também cinegrafista amador. Ele foi introduzido à Street Art pelo seu primo, o também já consagrado artista de rua Space Invader.  Ao longo dos anos da década de 2000, Brainwash filmou diversos artistas de rua em ação, até que, de repente, também passou a ser um deles. 

O artista teve uma ascensão meteórica com um estilo que mescla diversos elementos da cultura pop, criando obras para serem exibidas nas ruas, em galerias e também nas grandes telas. 

Ele já ilustrou e pintou para nomes como Madonna, Michael Jackson, Red Hot Chili Peppers, Rick Ross, The Black Keys, entre outros. Aliás, esse lado mais comercial é uma característica bem marcante de Mr. Brainwash. Hoje seu trabalho é vendido por centenas de milhares de dólares, sendo um dos artistas vivos mais bem-sucedidos comercialmente no mercado.

Este sucesso todo, quase imediato, é no mínimo bem estranho. Como uma pessoa "comum", sem nenhuma formação artística ou se quer qualquer prática artística, se torna um artista tão celebrado? 

Vamos Observar 

Banksy 

"Mr. Brainwash"

artista?

2008

Muitas especulações tem surgido desde o lançamento do filme/documentário de Banksy,   alegando que a história de Mr. Brainwash é uma grande farsa inventada por Banksy e Shepard Fairey, outro artista famoso. O seu próprio nome artístico sugere a farsa: Mr. Brainwash significa "Senhor Lavagem Cerebral".
 Quando Guetta é mostrado "trabalhando", ele é visto apenas respingando tinta, usando latas de aerossol em imagens já prontas e desajeitadamente tentando colar um pôster.  Alguns teorizaram que a própria existência do MBW foi inventada para o propósito do filme. O  New York Times observou que "os blogs fervilhavam de rumores que o Sr. Brainwash não é nada além de uma fachada para Banksy; até mesmo que ele poderia ser o próprio Banksy".  A Fast Company, revista de reputação,  concluiu que Mr. Brainwash foi uma brincadeira complexa feita por Banksy com Fairey como seu cúmplice.  Alguns sugerem que eles chegaram até a elevar artificialmente as vendas do trabalho de Brainwash para que ele ficasse famoso rapidamente.

O suposto artista já foi processado por copiar outros artistas. O seu estilo é um não estilo que mescla tudo que já foi criado na cena da Pop Art, de Andy Warhol até o próprio Banksy.  De acordo com galeristas, o trabalho de Brainwash não vendeu tão bem em fóruns independentes. No entanto, se Guetta é uma farsa, também existe a possibilidade de que essas obras de arte são realmente produzidas pelo próprio Banksy, em um estilo deliberadamente destinado a sugerir habilidade artística inferior. 

Mas porque Banksy faria isso? Oras, é isso que o artista tem feito durante toda sua trajetória.  Suas obras são conhecidas pelas críticas políticas e sociais, muitas vezes repletas de sarcasmo e críticas ao mercado da arte. Ele também faz ações performáticas marcantes, como quando colocou um boneco inflável vestidos como um prisioneiro de Guantânamo no meio da Disneylândia. A última brincadeira dele foi a tão falada destruição de uma obra de arte durante um leilão. Quando o martelo bateu, após a oferta de US$ 1,38 milhão, a metade inferior da obra "Menina com Balão", uma das mais conhecidas de Banksy, foi sugada por um triturador escondido em sua moldura. Quem estava no leilão se surpreendeu e o momento foi registrado. São estes tipos de "brincadeiras" que o fizeram famoso e Mr. Brainwash é provavelmente a maior de todas. O artista prova, través de Mr. Brainwash, que o mercado da arte é altamente manipulado e segue "trends" cegamente.  A maioria das pessoas que consomem este trabalho não têm idéia de quem ele seja, da onde veio ou sequer se ele existe.  Apenas gastam centenas de milhares de dólares porque se fez acreditar que este é o seu valor.  Banksy, em toda sua genialidade, levanta questões profundas através de suas "pranks" como: o que determina o valor de uma obra e porque alguns trabalhos são tão valiosos. 

O alter-ego de Guetta é uma criação de Banksy, uma noção que Guetta não desmente. O próprio confessou em entrevistas: "No final, eu me tornei a maior obra de arte de Banksy".

Na era das fake news, Mr. Brainwash é realmente um grande artista do seu tempo! 

 

voltar